Ozonioterapia

Ozonioterapia

Técnica terapêutica que usa a mistura de gás oxigênio e ozônio, conhecido como “ozônio medicinal”, a Ozonioterapia é uma das atividades regulamentadas do profissional biomédico. Entre outros benefícios, pode ter ações anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo, melhoria da circulação periférica e da oxigenação. Esta terapia é usada no tratamento de muitas patologias, podendo ser usada de forma isolada ou complementar.

 

Como funciona?

Para esta técnica é usado o chamado “ozônio medicinal”, mistura de oxigênio puro e ozônio, produzido pela ação da descarga elétrica de alta potência. É importante lembrar que ozônio é uma molécula triatômica do oxigênio. É um gás incolor, com odor característico.

 

Qual a indicação?
Auxilia tanto as pessoas que buscam por saúde, como por quem tem alguma patologia, passando ou não por tratamentos médicos específicos. Também é indicada para quem pratica esporte. A Ozonioterapia tem ação comprovada em mais de 240 patologias, melhorando o sistema imunológico e auxiliando o corpo a produzir mais energia.

 

Quais as patologias que podem ser tratadas com Ozonioterapia?

Os estudos revelam que a Ozonioterapia pode contribuir em diversas situações, entre elas:

- tratamento de câncer, ajudando a combater tumores e reduzindo os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia

- problemas circulatórios

- doenças virais, como hepatite e herpes, entre outras

- saúde íntima da mulher e do homem

- feridas de origem vascular, arterial ou venosa, úlceras diabéticas e por insuficiências arterial

- diversos tipos de queimaduras

- hérnias de discos, protusão discal e dores lombares

- nervo ciático

- dores em geral, inclusive articulares

- colites ou outras inflamações intestinais

- doenças e melhora de vida dos idosos

- imunoativação geral

 

Como funciona a Ozonioterapia para esportistas?

A Ozonioterapia sistêmica pode auxiliar o esportista a melhorar o seu rendimento e desempenho físico. Na aplicação local, o “ozônio medicinal” pode levar mais oxigenação aos músculos e a suplementação, contribuindo também no processo de  nutrição.

 

É possível utilizar a Ozonioterapia em pacientes autistas?

A Ozonioterapia conta com o protocolo NOOOcaut, da Associação Brasileira de Ozonioterapia (ABOZ), que consiste na aplicação sistêmica em crianças e adolescentes autistas, melhorando muito a sua condição. Porém, é fundamental ressaltar a necessidade de acrescentar outras abordagens integrativas.

 

Quais características?

Considerado um modulador inflamatório, o ozônio medicinal é oxigenante, além de outras características como: ativador da mitocôndria, estimulador do sistema imunológico, regulador do metabolismo e ação germicida tópica. É também conhecido como modulador do estresse oxidativo, com ação antisséptica e melhora a circulação periférica.

 

Quais as formas de aplicação?

- Sistêmica: retal, vaginal e auto-hemoterapia maior

- Localizada: auricular, bag, aplicação local

 

Aplicação é dolorida?

Depende do local, do nível de inflamação e do limiar de dor do paciente

ozonio


Diante da possibilidade desafiadora de reescrever a minha trajetória aos 44 anos, eu enxerguei na Biomedicina um universo de alternativas que se conectavam com a minha visão sobre saúde, a qual não conversava com uma medicina contemporânea que coloca como foco a doença, mas sim com um tratamento integrativo centrado no olhar ao indivíduo integral, fisiológico e energético, ou seja, uma visão holística e completa da saúde. Em uma sociedade que ainda crê que as medicações resolvem todos os problemas e esquecem que são apenas remediadores, se torna cada vez mais necessário a busca pelas práticas integrativas (PIC’S) e conscientização preventiva.

Dessa forma, o Beija-Flor surge como um espaço de saúde integrativa acessível, especializado em biomedicina, com foco no indivíduo como um todo e o olhar voltado ao seu bem-estar completo. Para isso oferecemos diversos serviços, mas sempre com um protocolo personalizado de acordo com a causa do seu desconforto. Tudo isso com muito respeito a vida, acolhimento e profissionalismo, afinal não queremos apenas te oferecer a remediação, nosso compromisso é com a conscientização preventiva e mudanças de hábitos que transformem a sua vida em busca de mais longevidade.

Minha paixão pela área e o desejo de transformar vidas me faz sempre estar buscando aprimoramento w conhecimento para que o atendimento aos pacientes seja com o máximo de qualidade e eficiência. Nesse sentido, além da habilitação em Patologia Clínica, é pós-graduada em Estética, Fisiologia Humana e Terapias Integrativas com ênfase em utilização de ozônio. De forma complementar, fez cursos avançados em instituições reconhecidas e com profissionais renomados em suas áreas de atuação. Entre os temas estudados estão: Interpretação de Exames, Suplementação Nutricional, Ervas Medicinais, Combinação Alimentar, Toxina Botulínica e Harmonização Orofacial e Laserterapia. 



CONFIRA MINHAS QUALIFICAÇÕES:

- Biomedicina: Faculdade CEUNSP CRBM 37215

- Habilitação: Patologia Clínica

- Pós-Graduação: Estética pelo ICosmetologia Educacional (IPUPO - Campinas)

- Fisiologia humana e Terapias Integrativas: Associação Brasileira em Ozonioteparia (ABOZ) 

- Interpretação de exames e Suplementação Nutricional: Faculdade de Saúde Avançada – professor Gabriel de Carvalho

- Ervas Medicinais: professor Daniel Forjaz 

- Toxina Botulínica Estética e Funcional –  Harmonização orofacial (Hof Revolution): professora Onescy Silveira Dias 

- Plasma Rico em Plaquetas (IPRF) – Harmonização orofacial (Hof): professora Fátima Marrach

- Cursos em Ozônio: Instituto IBCOZ – professora Jynani Pichara e pela ABOZ 

- Combinação Alimentar: professora Ângela Xavier 

- Curso de Aperfeiçoamento em Laserterapia: professora Msc. Liciane T. Bello